Porque as telhas metálicas não oxidam, desde que corretamente manuseadas

A oxidação é o início do processo de degradação do metal. Ela começa quando uma superfície desprotegida (sem revestimento ou pintura, avariada por riscos ou impactos, ou resquícios de metal desprotegidos - limalhas) entra em contato direto com o ar, vapor d'água ou água. Neste texto você entenderá os graus de oxidação, como é o revestimento de uma telha metálica e como a limpeza pós-instalação é essencial para a manutenção da sua Brastelha, confira:

 

Entenda os graus de oxidação em superfícies de aço:

O grau de oxidação no metal varia com o tempo de exposição ao agente contaminador ou má condução nos cuidados necessários com ele. Confira cada um:

Grau A: Superfície de aço com a carepa de laminação praticamente intacta em toda a superfície e sem corrosão. Representa a superfície de aço recentemente laminada.

Grau B: Superfície de aço com princípio de corrosão, quando a carepa de laminação começa a desprender-se.

Grau C: Superfície de aço onde a carepa de laminação foi eliminada pela corrosão ou poderá ser removida por raspagem ou jateamento, desde que não tenha formado ainda cavidades muito visíveis (pites) em grande escala.

Grau D: Superfície de aço onde a carepa de laminação foi eliminada pela corrosão com formação de cavidades visíveis em grande escala.

Inicialmente, as manchas são consideradas um problema estético em qualquer superfície metálica. Se a oxidação for observada logo no início, é possível removê-la por meio do uso de uma solução de água e álcool a 50%.

Profissionais experientes evitam realizar cortes ou lixar ferro e aço, bem como qualquer outro tipo de serviço que possa gerar limalhas sobre a cobertura, evitando maiores problemas.

 

Como é o revestimento de uma telha de aço:

As telhas metálicas Brastelha são formadas da base de aço da telha, o recobrimento de aluzinco (camada protetora do metal composta por alumínio (55%), zinco (43,5%) e silício (1,5%) ) e com a possibilidade de mais um revestimento que é a aplicação da pintura sobre a telha. 

A telha pré-pintada é revestida pelo processo Coil-Coating, em que a bobina passa por um complexo tratamento químico. Na pós-pintura, o acabamento em poliéster em pó é realizado mediante processo eletrostático, que aumenta a resistência às intempéries e raios ultravioletas.

 

Importância da limpeza após instalação:

O manuseio adequado na instalação das telhas metálicas Brastelha é imprescindível para evitar o surgimento de oxidação na superfície do telhado.

A oxidação de telhas por limalha (partículas de metal que se depositam na telha ao cortar e/ou perfurar a chapa na fixação dos parafusos) é amplamente conhecida pelos profissionais do setor. Por não contar com proteções como a zincagem e a pré-pintura, a limalha oxida em contato com a umidade do ar.

Ao finalizar a instalação das telhas metálicas Brastelha, a empresa especializada para tal precisa efetuar a limpeza correta das telhas. Diante dos cortes e da colocação dos parafusos, o núcleo da telha em pequenos pedaços e limalha podem ficar expostos ao tempo, perdendo seu revestimento e, com isso, iniciar seu processo de oxidação.
 

Obs: Algumas restrições sobre o uso do Galvalume:
- O Galvalume não deve ser utilizado em contato direto com o cobre ou o chumbo;

- Não é recomendado o uso do Galvalume em ambientes industriais e marítimos;

- Não deve ser utilizado em ambientes alcalinos, pois é nocivo ao revestimento;

- Ambientes, como estábulos ou granjas com presença de amônia,também devem ser evitados.