Conheça a Brastelha Facilita
No mundo da construção e reforma, a escolha dos materiais é fundamental para garantir durabilidade e eficiência. As telhas em aço galvalume se destacam por sua resistência, leveza e estética, sendo uma opção cada vez mais popular entre arquitetos e construtores. No entanto, muitos ainda enfrentam dificuldades financeiras na hora de adquirir esses produtos. É aí que entra a Brastelha Facilita, uma solução de financiamento que oportuniza a compra de telhas em aço galvalume.
O que é a Brastelha Facilita
A Brastelha Facilita é uma alternativa de financiamento criada para atender às necessidades de quem deseja investir em telhas de qualidade, mas precisa de um suporte financeiro. Essa modalidade permite que o comprador adquira as telhas de aço galvalume de forma parcelada, tornando o investimento mais acessível e planejado.
Vantagens do Brastelha Facilita
Facilidade de Pagamento: Com prazos flexíveis, o financiamento permite que você escolha a melhor forma de pagamento de acordo com seu orçamento;
Acessibilidade: Ao financiar a compra, você não precisa desembolsar todo o valor de uma vez;
Qualidade Garantida: As telhas e painéis em aço galvalume são conhecidas por sua resistência à corrosão e longa durabilidade, o que significa que você estará fazendo um investimento inteligente a longo prazo;
Valorização do Imóvel: Investir em telhas de qualidade pode aumentar o valor do seu imóvel;
Atendimento Personalizado: A Brastelha oferece um suporte completo durante todo o processo de compra e entrega, ajudando você a tirar dúvidas e a escolher a melhor opção;
Se você está pensando em reformar ou construir, converse com a nossa equipe e confira as opções, e saiba mais sobre o Brastelha Facilita.
Aviso Legal:
A Brastelha Facilita é uma solução de facilitação de pagamentos e parcelamentos oferecida pela Brastelha em parceria com a Piper, plataforma de tecnologia financeira.
As operações de crédito, quando aplicáveis, são viabilizadas por meio de instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil, responsável pela análise, concessão e formalização da operação. A Brastelha não é uma instituição financeira e não realiza, diretamente, operações de crédito.
Brastelha comemora por mais um ano a certificação da ISO 9001
Entre os dias 16 a 18 de setembro a Brastelha foi auditada pela ABS Quality Evaluations para a recertificação da ISO-9001. Durante os três dias todos os processos foram avaliados, recomendando com sucesso a certificação.
A Brastelha conquistou a certificação ISO-9001 no ano de 2006, e desde então todos os processos de recertificação foram bem sucedidos; o que garante os clientes a segurança de estarem adquirindo produtos de qualidade, aos fornecedores e parceiros atuarem com uma empresa que preza pelos processos e pela ética, e à comunidade e acionistas a certeza de que existe o cuidado com o futuro e o ambiente em que a Brastelha está inserida.
Neste processo de manutenção e certificação foram avaliadas declarações documentadas da política de qualidade e dos objetivos da qualidade em todos os setores, bem como o acompanhamento do dia a dia na produção, verificando o cumprimento de todas as normas e procedimentos.
Sobre a Brastelha
Com mais de 25 anos de história, a Brastelha é reconhecida pelo mercado como referência em produtos de qualidade, destacando-se por sua confiabilidade e parceria com seus clientes, e pela agilidade e cordialidade de sua equipe. Além de atender clientes de diversos setores, como indústria, construção civil, estruturas metálicas, pré-moldados, frigoríficos, refrigeração, residenciais, segmento metal mecânico, entre outros.
Possui equipamentos completos para processos de conformação em aços planos revestidos, contando hoje com uma moderna linha de perfilação de telhas metálicas de vários formatos, além de um processo completo de aplicação de pintura eletrostática e aplicação de isolantes térmicos na fabricação de Telhas e Painéis Termoisolantes para fechamentos laterais da construção civil e também câmaras frigoríficas.
Atualmente, conta com sete unidades fabris, sendo cinco no Rio Grande do Sul e duas no Mato Grosso, todas com uma moderna linha de perfilação de aços planos e também produtos com isolamento em EPS e PIR. Ainda, conta com três unidades administrativas, localizadas em Erechim/RS, Sorriso/MT e Lucas do Rio Verde/MT.
Você sabe o que é Telha Forro?
Para quem busca uma opção que una qualidade, praticidade e beleza, as Telhas Forro da Brastelha certamente são a melhor escolha.
Este modelo é muito utilizado quando há a necessidade de unir um excelente acabamento estético com redução sonora e isolamento térmico.
Sobre a Telha Forro
Esta formatação consiste em uma telha trapezoidal de aço galvalume na parte superior, um núcleo de isolamento térmico e acústico em EPS ou PIR no centro, e na parte inferior o acabamento é em aço galvalume plano, permitindo que você utilize várias opções de cores, incluindo amadeirado, aço escovado e envelhecido, para personalizar o seu projeto.
Essa opção proporciona mais beleza e economia a sua obra.
As Telhas Forro podem ser usadas na cobertura casas, pavilhões, quiosques, edículas... entre tantos outros locais. Além de poder ser personalizada com a cor que mais se encaixa no seu projeto.
Vantagens da Telha Forro
- São leves e fáceis de transportar;
- Isolamento térmico e acústico;
- Reduz riscos de goteiras e infiltração;
- Durabilidade
- Diferentes opções de espessura.
Quer mais informações sobre este e o demais modelos de telhas trapezoidais termoisolantes? Entre em contato com nossa equipe.
Você sabe o que é Telha Sanduíche?
Cada projeto é único, e na hora de escolher os materiais podem surgir algumas dúvidas sobre qual telha usar para proteger sua obra.
Existem diferentes tipos de telhas trapezoidais termoisolantes, então é sempre bom algumas dicas para identificar qual a melhor opção para a sua necessidade.
A Brastelha possui variados modelos de formatos de telhas termoisolantes, e um deles é a Telha Sanduíche. Neste artigo vamos explicar melhor a sua formatação, vantagem e indicação de uso.
Sobre a Telha Sanduíche
Esta formatação consiste em uma telha trapezoidal de aço galvalume na parte superior, um núcleo de isolamento térmico e acústico em EPS no centro, e na parte inferior outra telha trapezoidal de aço galvalume no mesmo formato que a superior.
Por ter o núcleo em EPS, é uma opção de telha leve e resistente, que proporciona uma redução considerável nos ruídos externos, e auxilia na manutenção de uma temperatura agradável nos ambientes.
As Telhas Sanduíche podem ser usadas na cobertura de pavilhões, garagens, casas... entre tantos outros locais. Além de poder ser personalizada com a cor que mais se encaixa no seu projeto.
Vantagens da Telha Sanduíche
- São leves e fáceis de transportar;
- Isolamento térmico e acústico;
- Reduz riscos de goteiras e infiltração;
- Durabilidade
Quer mais informações sobre este e o demais modelos de telhas trapezoidais termoisolantes? Entre em contato com nossa equipe.
Telhas e Painéis com isolamento em PIR da Brastelha atendem a norma IT-10 do Corpo de Bombeiros
No mês de junho, a Brastelha recebeu o laudo do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (ITT) Performance da Unisinos, atestando que as telhas e painéis termoisolantes com espuma rígida de poliisocianurato (PIR) atendem as exigências da norma da Instrução Técnica IT-10, Classe II-A do Corpo de Bombeiros.
Podendo então ser classificados de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na Norma Brasileira (NBR) 16626:2017, como produto especial de construção, exceto de revestimento de piso e de isolamento térmico de tubulações e dutos com seção circular de diâmetro externo não superior a 300 mm.
A norma tem como objetivo estabelecer parâmetros aos materiais de acabamento e de revestimento utilizados nas edificações, para restringir a propagação de fogo e desenvolvimento de fumaça, otimizando os procedimentos de salvamento e controle do incêndio.
Para a direção da Brastelha, o atendimento à norma IT-10 Classe II-A vem de encontro a essência da empresa, que é ser é referência em produtos de qualidade e reforçar a credibilidade que a mesma conquistou em seu mercado de atuação.
Telhas sob medida: 3 vantagens que você precisa conhecer
No mercado, há vários modelos que suprem essas necessidades, um deles é a telha sob medida. Mas não é só isso! Confira 3 vantagens que separamos em nosso conteúdo que você precisa conferir.
Economia de tempo e de dinheiro
Com as telhas sob medida, você e os profissionais que trabalham na sua obra não perdem tempo adaptando o material ao projeto, porque elas são produzidas de acordo com o que foi planejado.
Da mesma forma, não há necessidade de jogar material fora ou então de comprar mais - evitando que este item interfira no orçamento prévio.
Sem desperdícios
Como acabamos de pontuar acima, com as telhas sob medida, não há necessidade de desperdiçar o material que poderia sobrar após a instalação. As telhas chegam até a obra exatamente como o projeto requer.
Segurança
Cortes mal feitos ou telhas quebradas podem ser comuns quando o recorte é feito manualmente na obra. Mas isso não ocorre com as telhas sob medida. Garantindo assim mais segurança para sua família e a durabilidade do seu telhado.
Escolha Brastelha!
Agora que você já sabe que as telhas sob medida são ótimas escolhas, quando for reformar ou construir, pode apostar nessa opção. E, claro, conte com nossa parceria. Nós podemos te ajudar a escolher a telha certa para sua necessidade e de acordo com seu projeto.
Confira mais acessando nossas soluções aqui.
Magnelis®: Escolha proteção contra desgaste de longo prazo
Magnelis® é um revestimento metálico excepcional que fornece mais proteção contra corrosão e apresenta uma grande variedade de aplicações.
Esta é mais uma opção que estamos oferecendo aos clientes, por isso, queremos compartilhar mais sobre o assunto, e iniciamos listamos alguns benefícios:
- Excelente resistência à corrosão: três vezes melhor do que o aço galvanizado
- Produto altamente recomendado para ambientes com amônia
- O efeito de autocura de Magnelis® garante excelente proteção das bordas
- Melhor e mais econômica alternativa aos aços pós-galvanizados
- Excelentes propriedades de processamento
- Ambientalmente amigável
Excelentes propriedades de processamento
Graças a sua cama metálica aderente e altamente resistente, Magnelis® pode ser processado usando uma variedade de métodos.
Isso inclui dobra, desenho e perfilamento. Magnelis® mantém um alto nível de proteção contra corrosão, mesmo em peças trabalhadas.
Três vezes mais resistente
Magnelis® é excelente no quesito resistência à corrosão. Em estudos, o produto foi considerado três vezes mais resistente do que o aço galvanizado em ambientes externos.
Sete vezes mais duradouro
Magnelis® foi desenvolvido para ambientes com amônia, tais como galpões e aviários, e foi considerado sete vezes mais resistente do que o revestimento padrão de zinco.
Efeito de autocura
Quando cortado, perfurado ou arranhado, Magnelis® retarda a corrosão, formando uma película protetora muito densa à base de zinco. Isso garante uma proteção perfeita de toda a estrutura.
Construção civil
Magnelis® pode ser utilizado para telhados e perfis corrugados em ambientes agressivos, como áreas marinhas e agrícolas.
É o primeiro aço de revestimento metálico classificado para uso em ambiente C5 e vem com garantia de até 20 anos. Em ambientes não marinhos, a garantia pode ser de até 25 anos.
Construção agrícola
Edifícios agrícolas que abrigam gado, porcos e aves enfrentam sérios desafios de corrosão atmosférica. Os perfis, telha e tubos revestidos Magnelis® são a resposta ideal para garantir a durabilidade dessas estruturas.
Ainda oferece excelente proteção contra corrosão extrema para silos, onde quer que estejam. Sua superfície dura também reduz o efeito abrasivo do grão no revestimento.
Indústria
Os fabricantes de eletrodomésticos e equipamentos elétricos estão solicitando uma proteção significativamente melhorada contra corrosão, ao mesmo tempo em que mantêm o processamento e a economia.
Magnelis® é a resposta a essas demandas, já que é amplamente utilizado para revestimentos, estruturas e dobradiças de unidades de eletrodomésticos, bandejas de cabos e torres de resfriamento.
Placas solares
Magnelis® é o material preferido para os componentes estruturais dos campos solares, porque tem dureza muito maior em comparação com os revestimentos de zinco padrão. Isso tem um impacto direto e positivo na resistência ao desgaste abrasivo do revestimento.
Gostaria de mais informações? Entre em contato com nossa equipe, estamos à disposição para te ajudar.
Qual o melhor telhado para a minha obra?
Nossos produtos vão transformar sua casa!
A telha metálica colonial tem, entre suas características, a durabilidade e a modernidade, mas além disso, ela pode ser instalada sobre o madeiramento ou estrutura metálica, o que contribui para a agilidade e diminuição da mão de obra. ⠀
Telha Colonial ON 24
A ON 24 da Brastelha é uma telha em formato colonial, com linhas suaves e com um movimento que parece as ondas do mar, dando um acabamento requintado e aconchegante
Telha Colonial ON 46
Como a tradicional telha de barro estilo português, a ON 46 traz a segurança do aço alinhado à arquitetura Europeia, dando um charme especial à sua casa.
Buscando um telhado que ofereça proteção com custo-benefício?
Apresentamos a linha Trapezoidal, com 4 modelos e você recebe as telhas na medida para a sua cobertura ou empresa:
Telha Trapezoidal TP 25
O modelo TP 25 é recomendado para aplicação em coberturas que exigem resistência a sobrecargas. São muito utilizadas em fachadas pela estética.
Telha Trapezoidal TP 33
O modelo TP 33 é indicado para fechamentos laterais, proporcionando beleza arquitetônica. Seu núcleo isolante, garante conforto termoacústico para seus colaboradores e impacta na economia de energia elétrica para a climatização do ambiente.
Telha Trapezoidal TP 40
O modelo TP 40 é recomendado em coberturas em que se exige resistência a sobrecargas concentradas. Os módulos são fixados nos trilhos do telhado, mantendo os painéis muito próximos do teto para minimizar a carga de vento, uma segurança extra para a sua empresa.
Telha Trapezoidal TP 100
O modelo TP 100 é perfeito para coberturas de edifícios industriais. Ele se encaixa em obras com baixa inclinação devido à sua grande capacidade de vazão de água. Permite maior vão, proporcionando mais economia
Telhas Onduladas ON 18
A ON 18 é especialmente recomendada para coberturas em forma de arco, em virtude de sua flexibilidade. Possui muitos benefícios como isolamento térmico e acústico, fácil montagem e não absorve água.
Com Brastelha seu patrimônio está protegido
Na hora de escolher seu telhado e quiser optar por segurança, melhor custo-benefício, conforto térmico para a sua residência ou empresa, nos chame para conversar e conheça todos os benefícios de ter Brastelha
Gostaria de mais informações sobre nossas soluções? Clique aqui e confira.
Como acertar na escolha da cor do telhado?
Vai construir ou reformar em breve? As cores do telhado devem seguir o estilo da sua residência, por isso trabalhamos com o processo de personalização das suas telhas, para garantir uma casa harmônica e com a sua personalidade.
Qual a diferença entre as cores?
1. Cores claras
Geralmente são escolhidas para harmonizar com o edifício, quando ele também tem a cor clara, valorizando elementos externos, como janelas, chaminé e paredes de pedras.
Se a casa for pequena, ou tiver apenas um andar, passa a ilusão dela ser ligeiramente maior.
2. Cores escuras
Geralmente são escolhidas para casas de pedra e tijolo, ou quando janelas, portas e colunas apresentam detalhes em tons igualmente escuros.
3. Cores vibrantes
O telhado será o elemento de maior destaque no exterior da casa. Para não ter um resultado desastroso, as paredes deverão ser de cor neutra, assim como seus elementos.
Personalize do seu jeito
Nossos produtos possuem adaptabilidade, permitindo personalizar seu projeto. E, além disso, o processo de pintura, além de aumentar a estética do produto, amplia a proteção anticorrosiva.
Nossas telhas podem receber a pintura das seguintes cores ou texturas:
- Laranja
- Azul
- Verde
- Vermelho
- Bege
- Marrom Claro
- Marrom Escuro
- Amarelo
- Preto
- Branco
- Cinza
- Aço escovado
- Madeira
- Chapa envelhecida
Processo de pré e pós-pintura
Nossos produtos são diferenciados pois cuidamos de cada detalhe. A pintura, por exemplo, tem papel importante na durabilidade das nossas telhas.
Na pré-pintura, a telha é revestida pelo processo Coil-Coating, em que a bobina passa por um complexo tratamento químico até seu acabamento em poliéster.
Já na pós-pintura, é depositado, mediante processo eletrostático, poliéster em pó, com camadas de 60 a 120 micras, o que aumenta significativamente a resistência às intempéries e à ação dos raios ultravioleta.
Ambos processos atendem às exigências do projeto e garantem ótimo padrão estético e personalização.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações? Nos deixe uma mensagem, que vamos te ajudar!
*Consultar cores e texturas disponíveis.
Conforto térmico no verão: escolha Brastelha!
Hoje tem início o verão, a estação mais quente do ano. E uma das grandes preocupações é manter o conforto térmico dentro de casa e, claro, sempre de olho na conta da energia elétrica.
Por isso, a dica é investir em um telhado termoisolante, que garantirá conforto térmico tanto no verão quanto no inverno. Vamos lá!
Telhas termoisolantes
O conforto térmico é uma questão muito importante na hora de construir ou reformar uma casa, e ele deve ser levado em conta já na fase do projeto. Não dá pra finalizar a obra e perceber que o calor é insuportável dentro de casa, não é mesmo?
Você sabia que alguns modelos de telhas com proteção térmica podem ter uma eficiência de 95%, podendo diminuir em até 8°C a temperatura interna?
Isso representa muito, e ajuda a economizar energia elétrica usada na climatização.
Além da proteção contra o calor excessivo - e o frio também -, o modelo termoacústico ainda evita a entrada de ruídos. É a tranquilidade perfeita para estar em casa descansando e curtindo a família!
Por que escolher Brastelha?
A instalação de telhas com proteção térmica garante conforto para toda a família, tanto no inverno quanto no verão. Assim, você garante mais produtividade e bem-estar para toda a família, além de economizar na conta de energia elétrica, pois o ambiente fica agradável e aconchegante por mais tempo.
Nossos produtos aliam tecnologia, qualidade e excelência para levar proteção e conforto. Escolha Brastelha e garanta cômodos agradáveis para relaxar, trabalhar, estudar, dormir, brincar com as crianças…
Aposte na versatilidade, economia e fácil montagem das nossas telhas e garanta vedação segura e eficiente para sua casa.
Gostaria de mais informações sobre nossas soluções? Clique aqui e confira.
Por que escolher Brastelha para sua reforma de fim de ano?
A reforma de fim de ano é muito aguardada e planejada. Você já organizou a sua? Então se liga nessa dica importante!
Ainda dá tempo de reformar sua casa para a chegada de 2022. E, se o telhado faz parte de seus planos, esse conteúdo é pra você.
Por que confiar na Brastelha?
Nós estamos no mercado há mais de 20 anos, e hoje somos reconhecidos como referência de agilidade, confiabilidade e parceria com seus clientes na entrega de soluções para construções.
Atualmente, contamos com 9 unidades atendendo toda a região Sul e Centro-oeste do Brasil. A matriz administrativa fica em Erechim/RS, com filiais em Sorriso e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, e Blumenau, Santa Catarina.
Tecnologia para oferecer qualidade e excelência
A estrutura de todas as nossas unidades é completa. Contamos com uma moderna linha de perfilação para aços planos revestidos e comercializamos telhas metálicas e painéis termoisolantes, perfis estruturais e EPS para construção de estruturas, pré-moldados, câmaras frigoríficas e de grãos, fazendas e indústrias do segmento metalmecânico.
Além disso, contamos com um processo completo de aplicação de pintura eletrostática e aplicação de isolantes térmicos na fabricação de Telhas e Painéis Termoisolantes.
Isso garante que nossas telhas durem mais quando comparadas a outras produzidas no mercado, garantido que você tenha um telhado seguro por décadas.
Política de qualidade: referência de segurança, agilidade, confiabilidade
Buscamos estar permanentemente comprometidos com a qualidade de nossos produtos e serviços, a fim de atender os requisitos exigidos pelos clientes, utilizando tecnologia e recursos humanos capacitados, através da melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.
A solução para a cobertura da sua casa está aqui!
A Linha de Telhas Metálicas Coloniais possui sistema integrado termoacústico, aplicado em grande escala em coberturas residenciais.
Uma nova referência em estética, conforto, durabilidade e economia. Possuem acabamento em aço galvalume e são extremamente leves. Não possuem emendas e são de fácil instalação, além de serem ofertadas em diversas cores e acabamentos.
Depois de ler tudo isso, você entendeu por que pode contar com a gente? Estamos à disposição para te ajudar!
O que acha de realizar um orçamento sem compromisso? É só clicar aqui: https://bit.ly/3Crb68p
Qual é o momento certo para trocar o telhado?
O telhado, como toda estrutura de uma obra, tem um tempo útil e pode variar devido a muitos fatores. Se você tem dúvidas de quando é a hora certa para trocá-lo, confira nossas dicas.
Planejamento
É importante planejar com muito cuidado a troca do telhado. Assim você analisa com calma, faz reparos corretos e evita transtornos.
Inicie avaliando as condições das telhas e também a estrutura de sustentação do telhado. Conte sempre com um profissional qualificado para ajudá-lo.
Alguns pontos merecem sua atenção redobrada. Se há goteiras, vazamentos ou umidade excessiva não dá pra adiar a troca do telhado, pois ele está afetando seu conforto e o dos moradores do local e pode se tornar o início de problemas graves para a estrutura.
Estrutura
Ao analisar as condições da estrutura, você já percebe se é necessário trocá-la ou não. A partir daí, você escolhe o tipo certo de telha metálica que deverá ser utilizada para o material em questão.
O que diminui a vida útil das telhas?
Boas práticas estendem a vida útil das telhas, mas quando esse prazo já passou, pequenas reformas não resolvem o problema.
Muitas vezes, se gasta em 'remendos' o valor de uma troca completa do telhado. Por isso, é importante refletir e analisar o custo-benefício desses processos.
Alguns fatores prejudicam a durabilidade das telhas:
- Má instalação;
- Falta de cuidado;
- Não realizar a limpezas de calhas;
- Falta de reparos e pequenas manutenções.
Não adie a troca do telhado
A troca do telhado pode ser adiada por vários motivos, principalmente por questões financeiras, mas como já falamos, o barato pode acabar se tornando muito caro.
Então, o ideal é realizar esse planejamento com calma e buscar referências em empresas qualificadas, porque assim você evita realizar uma troca em cima da hora, que pode gerar transtornos, como a escolha incorreta de uma telha que não supra suas demandas.
Escolha uma telha que valorize seu imóvel
As telhas sempre cumpriram uma importante função, que é a segurança e proteção, mas elas também valorizam o imóvel, não só por questões técnicas (a estrutura), mas também pela beleza.
Por que escolher Brastelha?
Nós trabalhamos com telhas metálicas que garantem proteção, conforto termoacústico e podem ser personalizadas para combinar com diversos projetos arquitetônicos além de tornar seu imovel ainda mais bonito.
Além disso, nossos produtos possuem uma durabilidade muito superior às demais telhas do mercado, garantindo assim que você não precise realizar trocas tão cedo.
Gostaria de conhecer nossas soluções? Realize um orçamento sem compromisso, estamos à disposição para te ajudar. Entre em contato.
Posso instalar um sistema fotovoltaico sobre telhas metálicas coloniais?
Atualmente, devido ao aumento das tarifas nas contas de luz e também ao apelo pela sustentabilidade, mais pessoas procuram por novas possibilidades de gerar sua própria energia e economizar.
A mais comum e que está em grande expansão é a geração por meio do sistema fotovoltaico, que gera uma energia renovável e limpa através do sol. Nesse ponto, podem surgir muitas dúvidas: todo mundo pode instalar na sua casa ou empresa? Meu telhado suporta? Por isso, hoje resolvemos falar mais sobre o assunto.
O que analisar na hora de instalar um sistema fotovoltaico?
Antes da instalação dos painéis solares, é preciso um planejamento para que todo o processo saia dentro do esperado e com um resultado positivo. Para isso, conte com empresas sérias e confiáveis.
Alguns pontos merecem uma atenção especial. Confira:
Projeto fotovoltaico
Cálculos são necessários para saber quantas placas são necessárias, levando-se em conta a área disponível, qual a porcentagem de economia desejada e o valor disponível para essa instalação.
Conte com um profissional especializado para isso!
Posição dos módulos
O local para a instalação dos painéis solares deve aproveitar o máximo possível da incidência solar. No Brasil, o mais indicado é direcionar para o Norte. A inclinação do telhado também é importante para mais produtividade.
Análise da estrutura
Após os cálculos, também é necessária uma vistoria na parte estrutural. Pendurais, caibros, terças, linhas e todas as demais partes devem ser analisadas e, se necessário, um reforço pode ser exigido já antes da instalação.
Análise do tipo de cobertura
O tipo de cobertura interfere no momento da fixação do sistema fotovoltaico. Telhas mais frágeis, requerem mais cautela, tornando o processo mais demorado.
Telhas de barro, concreto ou metálicas (como as nossas de estilo colonial) são uma ótima superfície para a instalação dos painéis.
Sim, você pode instalar um sistema fotovoltaico sobre telhas metálicas coloniais
Mas, claro, conte com uma empresa séria que vai realizar todo o planejamento e a correta instalação dos sistema para evitar qualquer dano ao telhado. Nossas telhas são resistentes, mas é imprescindível o cuidado e a manutenção delas para prolongar ainda mais sua durabilidade.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações sobre nossas telhas? Entre em contato, estamos à disposição.
Qualquer pessoa pode instalar nossas telhas metálicas coloniais?
A Brastelha possui parceiros credenciados e treinados para atuar neste tipo de material. Confira esse vídeo com nosso Manual de Instalação: https://www.youtube.com/watch?v=M69ctRxJm5w
Cuidados na instalação:
A realização de cortes em telhas é um procedimento comum. Esses cortes são realizados para que possam ser feitos ajustes em pontos específicos da cobertura ou para o fechamento lateral.
Obviamente, deve ser escolhido um material adequado para a realização do corte, como a serra sabre e tesouras para corte de aço. O disco de corte não deve ser empregado por conta da calcinação do revestimento metálico e da pintura.
No processo de corte resultará em limalhas, que devem ser totalmente removidas das telhas, pois com o tempo esse “pó” entrará em contato com a umidade do ar, propiciando o início do processo de oxidação, manchando a superfície do telhado.
É interessante destacar que as limalhas se oxidam por não contar com a devida proteção do revestimento. Inicialmente, as manchas são consideradas um problema estético. Se a ocorrência de oxidação for observada logo no início, é possível removê-las por meio do uso de uma solução de água e sabão neutro.
Profissionais experientes evitam realizar cortes ou lixar ferro e aço, bem como qualquer outro tipo de serviço que possa gerar limalhas sobre a cobertura, evitando maiores problemas.
Outro cuidado é em relação à inclinação mínima necessária para evitar goteiras, retorno d'água. Para áreas urbanas, recomendamos a inclinação de 40%, para áreas rurais, 45%.
A fixação se dá por parafusos autobrocantes, sextavados e com borrachas de vedação, materiais próprios para o modelo de telha aplicada, sendo parafusos para fixação e outros para costura.
Cuidados após a instalação
Após a instalação da cobertura com telha metálica deve-se efetuar a limpeza mecânica, com a utilização de esponja macia, mas não é a única forma de limpeza necessária.
É preciso garantir que não haverá nenhum tipo de material solto na superfície que possa apresentar oxidação, o material começa a oxidar por si só, após o tempo começará a passar essa deterioração para a telha, causando danos permanentes no produto.
Se ao finalizar a instalação, a empresa contratada não efetuar a limpeza corretas das telhas, após os cortes efetuados e a colocação dos parafusos, o núcleo da telha que é composto por aço, pode ficar exposto ao tempo, perdendo seu revestimento e com isso iniciando seu processo de oxidação.
Uma peça mal acabada é uma peça mal feita, e isso vale muito para as telhas, por isso, o trabalho precisa ser executado com qualidade do início ao fim.
Por isso, contrate pessoas qualificadas para garantir a qualidade e a máxima durabilidade de suas Brastelhas. Ficou com alguma dúvida? Nos deixe uma mensagem, estamos à disposição para te ajudar.
Por que escolher lajotas EPS Brastelha para sua obra?
As lajotas são encaixadas nos vãos entre as vigotas de concreto com treliças metálicas, formando, assim, o conjunto da base da laje que será concretada.
Um questionamento bem corriqueiro sobre essas lajotas é quanto a sua resistência, por isso, nós separamos aqui algumas vantagens para reafirmar que, sim, as lajotas em EPS são resistentes e seguras. Confira!
Vantagens de comprar lajotas EPS (isopor) Brastelha para sua obra
1. Isolamento térmico e Isolamento acústico
Quando se opta por lajotas EPS, diferentemente do bloco cerâmico, há a garantia de isolamento térmico e acústico para a obra. Quem escolhe EPS, não se incomoda com barulho, nem sofre com calor ou frio demasiados.
2. Obra mais leve
A lajota EPS é muito mais leve, pois 98% dela é composta por ar.
3. Facilidade e rapidez no manuseio, diminuindo o tempo de aplicação
Quando falamos em rapidez da obra, a lajota em EPS se destaca por três motivos:
- Leveza: facilidade de manuseio na obra;
- Placas maiores: agilizando a aplicação;
- Facilidade para cortar: pode-se usar até mesmo uma serra para o corte, além disso, por esse motivo, há menos chances de quebras.
4. Sobrecarrega menos os pilares e as fundações da obra
Como vimos acima, a lajota EPS é muito mais leve do que uma lajota cerâmica, então isso significa que a fundação e os pilares da obra ficarão muito menos sobrecarregados.
5. Menos sujeira na obra
Para a colocação das lajotas de cerâmica, por exemplo, a principal reclamação é a sujeira e também os resíduos, o que não acontece com o EPS.
6. Mais sustentabilidade, menos impacto ambiental
As lajotas EPS são uma alternativa ecologicamente correta e mais rentável para o consumidor, pois há economia de água e energia na hora da construção e também reduz-se o consumo de energia elétrica (em uso de ar-condicionado, por exemplo) devido ao isolamento térmico, que já citamos.
EPS: escolha Brastelha para sua obra
As lajotas, sejam elas em EPS ou cerâmica, não possuem função estrutural, apenas de enchimento. Por isso, é o concreto e o aço que proporcionam a resistência e a segurança para a laje e, consequentemente, para sua obra. Por isso, as lajotas EPS são uma ótima escolha, com excelente custo-benefício.
Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Pode entrar em contato com a gente, podemos te passar um orçamento das nossas lajotas em EPS.
Porque as telhas metálicas não oxidam, desde que corretamente manuseadas
A oxidação é o início do processo de degradação do metal. Ela começa quando uma superfície desprotegida (sem revestimento ou pintura, avariada por riscos ou impactos, ou resquícios de metal desprotegidos - limalhas) entra em contato direto com o ar, vapor d'água ou água. Neste texto você entenderá os graus de oxidação, como é o revestimento de uma telha metálica e como a limpeza pós-instalação é essencial para a manutenção da sua Brastelha, confira:
Entenda os graus de oxidação em superfícies de aço:





O grau de oxidação no metal varia com o tempo de exposição ao agente contaminador ou má condução nos cuidados necessários com ele. Confira cada um:
Grau A: Superfície de aço com a carepa de laminação praticamente intacta em toda a superfície e sem corrosão. Representa a superfície de aço recentemente laminada.
Grau B: Superfície de aço com princípio de corrosão, quando a carepa de laminação começa a desprender-se.
Grau C: Superfície de aço onde a carepa de laminação foi eliminada pela corrosão ou poderá ser removida por raspagem ou jateamento, desde que não tenha formado ainda cavidades muito visíveis (pites) em grande escala.
Grau D: Superfície de aço onde a carepa de laminação foi eliminada pela corrosão com formação de cavidades visíveis em grande escala.
Inicialmente, as manchas são consideradas um problema estético em qualquer superfície metálica. Se a oxidação for observada logo no início, é possível removê-la por meio do uso de uma solução de água e álcool a 50%.
Profissionais experientes evitam realizar cortes ou lixar ferro e aço, bem como qualquer outro tipo de serviço que possa gerar limalhas sobre a cobertura, evitando maiores problemas.
Como é o revestimento de uma telha de aço:
As telhas metálicas Brastelha são formadas da base de aço da telha, o recobrimento de aluzinco (camada protetora do metal composta por alumínio (55%), zinco (43,5%) e silício (1,5%) ) e com a possibilidade de mais um revestimento que é a aplicação da pintura sobre a telha.
A telha pré-pintada é revestida pelo processo Coil-Coating, em que a bobina passa por um complexo tratamento químico. Na pós-pintura, o acabamento em poliéster em pó é realizado mediante processo eletrostático, que aumenta a resistência às intempéries e raios ultravioletas.
Importância da limpeza após instalação:
O manuseio adequado na instalação das telhas metálicas Brastelha é imprescindível para evitar o surgimento de oxidação na superfície do telhado.
A oxidação de telhas por limalha (partículas de metal que se depositam na telha ao cortar e/ou perfurar a chapa na fixação dos parafusos) é amplamente conhecida pelos profissionais do setor. Por não contar com proteções como a zincagem e a pré-pintura, a limalha oxida em contato com a umidade do ar.
Ao finalizar a instalação das telhas metálicas Brastelha, a empresa especializada para tal precisa efetuar a limpeza correta das telhas. Diante dos cortes e da colocação dos parafusos, o núcleo da telha em pequenos pedaços e limalha podem ficar expostos ao tempo, perdendo seu revestimento e, com isso, iniciar seu processo de oxidação.
Obs: Algumas restrições sobre o uso do Galvalume:
- O Galvalume não deve ser utilizado em contato direto com o cobre ou o chumbo;
- Não é recomendado o uso do Galvalume em ambientes industriais e marítimos;
- Não deve ser utilizado em ambientes alcalinos, pois é nocivo ao revestimento;
- Ambientes, como estábulos ou granjas com presença de amônia,também devem ser evitados.
Cuidados que você deve ter ao armazenar suas telhas
A Brastelha oferece o que há de melhor em telhas metálicas e painéis termoisolantes como soluções para lares e empreendimentos de todo o Brasil. Empregamos as mais avançadas tecnologias na busca constante de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender a necessidade do cliente.
Cada item é produzido e entregue seguindo rígido controle e padrões estabelecidos na requisição de compra e faturamento. Embora nossas telhas de aço sejam projetadas para resistir às variações climáticas, alguns cuidados especiais devem ser adotados no recebimento, descarregamento e armazenamento. Confira nossas orientações.
Recebimento:
O material deve ser conferido com a nota fiscal de entrega e o canhoto assinado pelo recebedor responsável, com nome legível e CPF.
Ao receber as telhas, verifique a existência de umidade no produto. Eventualmente, se alguma telha estiver molhada, não permita que ela permaneça úmida, enxugue-a imediatamente.
Após a confirmação de entrega assinada, não são aceitos reclamações ou devoluções.
Descarregamento:
Qualquer dano ou avaria identificados no ato do descarregamento deve ser imediatamente comunicado ao setor responsável na Brastelha, para as devidas tratativas.
O descarregamento do material é de responsabilidade do cliente ou de seus subcontratados, exceto em casos que seja acordado com o setor de logística a contratação de terceiros para o serviço.
O local da obra deve ter acesso fácil a carretas e caminhões truck, ou disponibilizar caminhão para baldeio do material, bem como, pessoal habilitado para o descarregamento.
Será de inteira responsabilidade do cliente, danos causados durante este processo, como riscos, amassados, torções, desplacamentos. A Brastelha não se responsabiliza por esses danos.
Procedimento para armazenagem:
O local de estocagem, por exemplo, deverá ser coberto, seco e ventilado, para evitar o fenômeno da oxidação negra, resultante da umidade.
O tempo de armazenagem deve ser o menor possível e, durante o período, deve-se inspecionar frequentemente o produto.
Se a montagem for iniciada imediatamente após a entrega, empilhe as telhas sobre uma superfície plana junto ao local de aplicação.
As telhas empilhadas devem estar afastadas do piso por no mínimo 15cm e apoiadas sobre caibros, posicionados de forma que o peso de cada pilha haja uniformemente sobre eles.
Recomenda-se, ainda, dispor os caibros de forma que a pilha fique ligeiramente inclinada em relação à horizontal.
Para que nossas soluções atendam suas expectativas e sua experiência seja a melhor possível, sem nenhum contratempo, é fundamental seguir as orientações acima. Em caso de dúvida, entre em contato conosco.
Brastelha colonial X telha colonial tradicional
Cerâmica, concreto, fibrocimento, metálica… conforto térmico, isolamento acústico, economia, durabilidade, estética... escolher a telha adequada para o projeto dos seus sonhos não é uma tarefa simples. Afinal, nem todos os modelos se encaixam perfeitamente em qualquer obra e por isso vale a pena pesquisar.
Mas também não é algo complicado. Ainda mais porque a Brastelha simplifica e reúne aqui, elementos que por muitas vezes passam despercebidos pelo cliente e devem ser bem analisados e com calma neste momento tão importante de decisão, sem dar chance a contratempos futuros.
Saiba que o planejamento da cobertura deve iniciar ainda na fase do projeto, com liberdade ao desenho arquitetônico, e não quando a obra estiver quase pronta.
E nada mais justo que a utilização de telhas que harmonizem com a inclinação do telhado e o estilo de construção, produzidas com material de qualidade e que assegurem segurança e durabilidade.
Veja os prós e contras de cada tipo.

Benefícios
Na tabela anterior você conferiu a versatilidade e as diversas vantagens das telhas Brastelha, produzidas com material resistente e mão de obra especializada, que seguem todos os padrões de qualidade estabelecidos na norma ISO 9001 e atestam a durabilidade do produto. Importante destacar que a TP25 e a TP33 também possuem certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Com acabamento em aço galvalume, elas são extremamente leves, sem emendas e de fácil instalação. Elas são revestidas para garantir alta resistência a impactos, intempéries e corrosão, não absorvem umidade e proporcionam isolamento termoacústico.
As linhas suaves das telhas coloniais Brastelha também trazem acabamento requintado e aconchegante à sua cobertura, valorizando a arquitetura da casa.
Telhas coloniais unem proteção e requinte
Conforto térmico, isolamento acústico, economia, durabilidade, estética e segurança. Escolher a telha adequada para o projeto dos seus sonhos não parece uma tarefa simples. Mas também não é algo complicado quando você conhece a Telha Colonial Brastelha, a solução para quem busca proteção e tranquilidade, sem abrir mão de um acabamento requintado para a cobertura da casa.
Design que valoriza o imóvel
O planejamento do telhado deve iniciar ainda na fase do projeto, com liberdade ao desenho arquitetônico, harmonizando com a inclinação e o estilo de construção para valorizar a arquitetura da casa, e não quando a obra estiver quase pronta.
As linhas suaves da Telha Colonial ON 24 transmitem o movimento das ondas do mar. Seu desenho arquitetônico permite liberdade para desenvolvimento de projetos. Já a Telha Colonial ON 46 imita a telha de barro Portuguesa e é indicada para obras civis diversas que exigem elevado nível de isolamento termoacústico.
Sob medida
Feita em aço galvalume, a Telha Colonial é extremamente leve, sem emendas, de fácil instalação e conta com excelente custo-benefício, pois é feita na medida exata para cada obra, sem desperdícios.
Resistência superior
O processo de galvanização pelo qual a telha passa, oferece ao material proteção extra contra corrosão e durabilidade diante das intempéries climáticas. Desta forma, são resistentes ao vento, granizo, impactos e não absorvem água.
Isolamento termoacústico
O sistema integrado termoacústico da Linha Colonial dispensa laje ou forro e ajuda a controlar a temperatura interna do ambiente por mais tempo, garantindo conforto térmico. Seu núcleo é de EPS (poliestireno expandido), de 30mm ou 50mm, de acordo com a necessidade do cliente.
Sobre a Brastelha
Temos mais de 22 anos de experiência na entrega de soluções em materiais para sistemas construtivos metálicos e termoisolantes, atendendo todo Brasil, com suas quatro unidades, em Erechim-RS, Blumenau-SC, Sorriso-MT e Lucas do Rio Verde-MT.